SCI-Brasil - Centro de Educação e Cultura

(31) 9 8979-7464   (31) 3592-1552

Home » Cad e Cam » Unigraphics

Cad e Cam

Unigraphics

Adaptado por mais de 18.000 empresas em todo o mundo, o Unigraphics é a mais avançada tecnologia para o desenvolvimento de produtos, integrando de maneira inédita, análise, desenho industrial, engenharia e fabricação. O Unigraphics oferece avançadas ferramentas para engenharia inversa e digitalização de modelos físicos, edição interativa de superfícies, visualização, animação e apresentação de novos produtos. Além disso, os modelos conceptuais podem ser imediatamente aproveitados em processos de engenharia e fabrico, evitando assim problemas relacionados com traduções entre programas, facilitando o desenvolvimento de produtos complexos com milhares de componentes de diversos fornecedores, desde o conceito até ao fabrico.

DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS MÓDULOS DE UNIGRAPHICS

NX Gateway

Como módulo básico de qualquer posto de trabalho Unigraphics, o NX Gateway forma a infra-estrutura de ligação entre todos os módulos do Unigraphics num ambiente de fácil utilização. Suporta todas as operações básicas, incluindo a abertura de ficheiros de peças, criação de novas peças, plotagem e impressão de desenhos e imagens de écran, assim como a importação de ficheiros em formato Computer Graphics Metafiles (CGM). Proporciona também controle de layers, definição de vistas e formatos de visualização, informação e análise de objetos, controle de visualização, acesso às opções de ajuda online, shading de modelos sólidos e de superfícies. O NX Gateway inclui uma folha de cálculo para facilitar a criação e administração de famílias de peças e a manipulação de expressões e parâmetros intra e inter peças, o que permite diferentes cenários analíticos relacionados. Funções Standard de consulta de tabelas, proporcionam um mecanismo simples para implementar técnicas de engenharia baseada em conhecimento. O NX Gateway é o pré-requisito para todas as aplicações do Unigraphics.

NX Solid Modeling

Potente modelador híbrido que integra técnicas variacionais e geometria explícita, combinando os métodos tradicionais de modelação wireframe, em superfícies e sólidos, com um ambiente baseado em operações parametrizadas. Os utilizadores podem criar facilmente modelos wireframe 2D e 3D e sólidos através de operações de sweep, extrusão e revolução, e operações booleanas, assim como editá-las parametricamente. Estão incluídas ferramentas paramétricas para realizar sketches variacionais, assim como ferramentas para modelação e edição complexa. É um módulo de muito fácil utilização, baseado em ícones, e partir dele pode-se aceder a todos os demais módulos do Unigraphics.

NX Features Modeling

Definição do modelo com base em operações parametrizadas. O NX Features Modeling proporciona o suporte para a criação e edição de operações Standard, incluindo furos, ranhuras, caixas e protrusões, assim como um completo repertório de formas características como cilindros, blocos, cones, esferas, toros, tubos, blends e chanfros. Está também presente a capacidade de modelação de objetos de paredes delgadas através de uma ferramenta chamada “hollow”. As operações definem-se parametricamente podendo ser editadas nas suas dimensões e posicionamentos. As operacionais definidas pelo utilizador, armazenadas numa qualquer diretoria, podem ser adicionadas a outros modelos. As operações podem ser posicionadas em relação a outras operações ou objetos existentes, e podem também ser repetida para o estabelecimento de operações associada individual ou em forma de padrões.

NX Free-form Modeling

Definição do modelo, tendo por base superfícies de estilo, tal como se encontram, por exemplo, na indústria automóvel ou em desenhos industriais integrando superfícies e sólidos. As técnicas possíveis incluem sweep baseados em curvas, formas proporcionadas baseadas em um, dois ou três apoios, sólidos por secções, blends com secções circulares ou cônicas, assim como superfícies de transição entre dois ou mais sólidos. O NX Freeform Modeling suporta também a criação de superfícies por nuvens de pontos ou network de curvas. Os modelos podem editar-se, quer através das suas curvas de suporte, ou alterando os valores numéricos dos parâmetros ou as leis geométricas que as definem. Os modelos estão plenamente integrados com o resto das funções do Unigraphics. Estão incluídas ferramentas de avaliação de forma, tamanho e curvatura de modelos complexos.

NX User-Defined Features

Módulo que proporciona um método interativo para capturar e armazenar famílias de peças utilizando o conceito “Operações do Utilizador” (UDF). Incluí todas as ferramentas necessárias para, a partir de um modelo sólido existente e criado mediante ferramentas do Unigraphics, estabelecer as relações entre parâmetros, definir as variáveis das operações, estabelecer valores por defeito e decidir a forma geral inicial da operação pretendida. Depois de criadas, as UDF residem numa diretoria acessível a qualquer desenhista que utiliza o módulo. Uma vez adicionada uma UDF ao modelo, qualquer dos seus parâmetros pode ser editado por meio das técnicas habituais de edição e a sua conduta cinge-se à intenção de projeto especificada pelo seu criador.

NX Drafting

Módulo que permite que qualquer desenhista ou projetista realize desenhos 2D plenamente associativos, a partir de modelos sólidos. O NX Drafting cria dimensões que estão associadas ao modelo geométrico, o que assegura que as alterações efetuadas no mesmo, sejam refletidas nos desenhos, incluindo linhas ocultas e secções. A disposição automática das vistas facilita uma rápida criação do desenho, incluindo projeções ortogonais e isométricas, secções, vistas auxiliares e detalhes. O NX Drafting suporta a criação de desenhos nos Standard ANSI/ASME, ISO, DIN e JIS, com uma gama completa de ferramentas de anotação e desenho. Os desenhos de montagem são facilmente criados a partir dos dados do NX Assembly Modeling, com uma rápida capacidade criação de vistas explodidas. De um simples desenho de peça, até ao extremamente detalhado desenho de conjuntos e componentes, o NX Drafting reduz o tempo e o custo de produção.

NX Assembly Modeling

Proporciona o desenvolvimento concorrente de produtos, onde os modelos master do NX Assembly Modeling podem ser projetados e editados no contexto geral do conjunto. Os componentes são posicionados de forma flexível e são associativos, facilitando o funcionamento e reduzindo os requisitos de memória. A modelação paramétrica de conjuntos potencia a descrição de relações entre componentes e a especificação de grupos de peças repetidas. A arquitetura do NX Assembly Modeling permite a montagem de conjuntos muito complexos e partilhá-los entre diferentes projetistas de uma mesma equipa, de forma a que o trabalho dessa mesma equipa se mantenha atualizado. Pode-se aceder corretamente às diferentes revisões das peças mediante regras definidas pelo NX Manager ou pelo utilizador.

NX Advanced Assemblies

O NX Advanced Assemblies proporciona ferramentas de controle para o utilizador filtrar a estrutura de uma montagem. Gere, partilha e avalia modelos digitais, a fim de criar maquetes completas para avaliação de produtos complexos, de modo a otimizar o funcionamento e a produtividade enquanto se visualiza e analisa um produto completo. As alternativas de representação permitem a verificação de interferências e um rápido shading e ocultação de linhas. Os diferentes estudos de interferências podem ser guardados para execução futura, na mesma montagem ou noutra similar.

NX Geometric Tolerancing

Módulo que fornece as bases da engenharia dimensional e análise de variações, mediante a definição inteligente das tolerâncias geométricas associadas ao modelo. Baseado nos Standard de tolerâncias ISO 1101-1983, o modelo suporta a rápida criação de dados e tolerâncias, mediante uma interface com o utilizador, com validação de sintaxe e relacional das mesmas, atualização automática devida às modificações e gestão automática de símbolos GD&T nos desenhos. A comunicação desta informação com outras aplicações subseqüentes (de verificação, p.e.) é feita através do API NX Open. Como benefícios da inclusão dos dados acerca das tolerâncias num modelo contam-se: GD&T consistentes e aplicados corretamente, eliminação de introdução redundante de dados, documentação formal e revisão de requisitos de produtos, assim como análises simplificadas de engenharia e fabricação.

SCI-Brasil - A mais completa solução para o desenvolvimento de produtos.
© 2008 SCI-Brasil | Telefones: (31) 3592-1552 / (31) 98979-7464